domingo, 31 de agosto de 2008

Parafilias (parte I)


Olá Amigos,
Pedimos desculpa por esta ausência mas fomos de férias e só agora voltámos ao trabalho!
Regressámos em grande e com muitas perguntas na caixa de correio!
A pedido de muitas famílias hoje vamos dar-vos a conhecer algumas perturbações sexuais, tema esta que se prolongará no próximo post...
Então aqui vai...
Para começar vou explicar-vos o que são parafilias.

*A palavra parafilia tem origem em dois termos gregos - pára :perto de + philein : amor.
Até há poucos anos, eram consideradas parafilias quaisquer actividades sexuais fora do coito vaginal, pelo que práticas como a masturbação e a homossexualidade estavam incluídas na classificação da APA (associação psiquiátrica americana).
Actualmente, só se considera uma conduta parafílica se o indivíduo necessita, para se excitar sexualmente e de forma obsessiva e recorrente de:
  • Objectos ou partes de um ser humano;
  • Crianças ou pessoas que não consentem;
  • Conduta que cause sofrimento e humilhação a si mesmo ou ao outro.

Prosseguimos então para as tais parafilias...

Fetichismo:
É a parafilia menos perturbadora, uma vez que não viola as liberdades ou os desejos do outro. Ocorre principalmente em homens heterossexuais. Os objectos que o fetichista necessita para se excitar são variados: roupa interior feminina, sapatos de salto alto, fraldas, meias, etc... Enquanto os segura, pode masturbar-se, sendo a principal forma que o fetichista tem de obter prazer sexual.
Sadismo e masoquismo:

O sádico atinge a satisfação sexual causando sofrimento físico ou psicológico à outra pessoa, pois o seu prazer consiste em assistir ao sofrimento da sua vítima. Existem diferentes formas de causar o mal: desde socoa, chicotadas, quimaduras, cortes, mutilação genital, ...
O masoquista, pelo contrário, dirige a sua agressão para si próprio, procurando ser atacado, humilhado, maltratado, entre outras coisas. Esta parafilia é a mais frequente da mulher.
Ao juntarmos estas duas condutas obtemos o sado-masoquismo, em que os dois elementos do casal disfrutam das duas formas.

Zoofilia:
É uma parafilia frequente nas zonas rurais que consiste em ter práticas sexuais com animais. É possível que a sua origem venha de rituais de iniciação, mas hoje em dia, por detrás dazoofilia, encontram-se pessoas com fortes perturbações emocionais, incapazes de manter uma relação sexual com um ser igual a si.


Necrofilia:
É uma perturbação pouco frequente na qual o indivíduo tem relações sexuais com um cadáver. O terrível desajustamento emocional dos necrófilos leva-os apenas a conseguir obter prazer sexual com um ser sem vida.

Voyeurismo:

Neste caso, o indivíduo, geralmente homem heterossexual, excita-se através da observação, às escondidas, de comportamentos sexuais ou corpos nus. Nunca pretende establecer qualquer ligação com essas pessoas nem procura aproximar-se delas, pretendendo apenas olhá-las (através de binóculos, telescópios, etc...) correndo frequentemente riscos que aumentam a sua excitação. Podem masturbar-se e confessam não conseguir controlar-se porque nos casos mais graves é a única forma se sexualidade que têm.


Por hoje ficamos por aqui, não queremos massacrar-vos com um texto maçudo!
Esperamos satisfazer a vossa curiosidade!
Obrigada por todo o vosso apoio!

Dr'a Cor-de-rosa

1 comentário:

Anónimo disse...

olá, acho este blog fantástico, onde já aprendi muita coisa, e que me tem sido útil!! Fiquei espantada com as parafilias que nao conhecia (zoofilia/necrofilia).Parabéns e continuem! Obrigada