quinta-feira, 31 de julho de 2008

Tensão Pré-Menstual.


A Tensão Pré-Menstrual, também conhecida como TPM, é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda meyade do ciclo menstrual podendo ser tão severos que interfiram significativamente na vida da mulher.

O tratamento depende da severidade dos sintomas e incluem modificações alimentares, comportamentais e tratamentos medicamentosos.


Os sintomas mais comuns são:


> Irritabilidade (nervosismo);


> Ansiedade (alteração de humor com sentimentos de hostilidade e raiva);


>Depressão (com sensação de desvalia, distúrbio do sono, dificuldade de concentração);


> Dor de cabeça;


> Mastalgia (dor ou aumento de sensibilidade dos seios);


>Retenção de líquidos (inchaço ou dor nas pernas);


>Cansaço;


>Desejos por alguns alimentos como chocolates, doces e comidas salgadas.



Exercícios moderados do tipo: Caminhada, Ciclismo, Natação e Hidroginástica, por pelo menos 30 minutos, 5 vezes por semana, vão ser a melhor escolha.
Uma pesquisa de 3 meses feita com 23 mulheres descobriu-se, que as que participaram em actividades aeróbicas tiveram melhores resultados na minimização dos sintomas pré-menstruais, particularmente a depressão, do que aquelas que fizeram trabalho de força em Musculação ou Localizada.
A Yoga também pode ajudar. Este tipo de exercício combina alongamentos lentos, técnicas de respiração e meditação, que minimizam a tensão muscular, focaliza a mente e diminui o mau humor tão característico das mulheres que sofrem de TPM , na actualidade.


Dra. Azul

1 comentário:

Anónimo disse...

Um bom tema! Ajuda muitas raparigas que nao sabem muito bem o que fazer quando lhe aparecem as diferenças de humor e as dores, muitas veses nem sequer percebem o porque...