sexta-feira, 11 de julho de 2008

Loucuras do século XXI

Olá amigos,
Hoje vamos falar-vos de algumas doenças "novas" que descobrimos...
São consideradas as doenças que invadiram o nosso milénio, muito por causa da importância que hoje em dia se dá ao aspecto exterior e à imagem de perfeição.
Então cá vai...


> Vigorexia:

Esta é uma doença normalmente mais associada aos rapazesembora também exista no formato feminino...
As pessoas que sofrem desta doença vivem obcecadas por ter um corpo perfeito e musculado, tendo uma imagem distorcida da realidade.

Geralmente dispendem muitas horas em ginásios e actividades físicas e mantêm uma dieta rica em hidratos de carbono.




> Ortorexia:


Esta é a filosofia "O que é natural é bom!!"...
A ortorexia é uma doença feminina que também pode ser diagnosticada em rapazes.
As pessoas ortoréxicas, apenas consomem alimentos naturais, sem corantes nem conservantes; quando comem, preferem comer com qualidade do que com prazer.
Preferem a comida biológica e são bastante metódicos com as ementas.
Estes doentes são, normalmente, vegetarianos e obcecados com tudo o que é macrobiótico.



> Compulsão Alimentar Periódica:



A Compulsão Alimentar Periódica traduz-se pela ingestão rápida de alimentos ricos em calorias (em menos de duas horas e no mínimo duas vezes por semana).
Após esta ingestão abusada de calorias, o doente sente-se culpado e deprimido.
Os doentes compulsivos são geralmente pessoas obesas com tendência para a bulimia.






> Permarexia:

As raparigas permaréticas são escravas das dietas; a sua vida resume-se a percorrer inúmeras dietas e a decorar o número de calorias de cada alimento.
No seu menu "saudável" incluem produtos diuréticos ou com fibras.
Com tanto desequilíbrio calórico, estas pessoas não têm um peso constante: tanto podem estar muito magras como muito gordas!
Aproveitamos este post para vos chamar a atenção para as actualizações do nosso blog!
Temos dois novos espacinhos interactivos: "A curiosidade matou o gato" e "A realidade em palavras"...
São duas novas apostas no nosso blog que esperamos que vocÊs gostem e participem!
Já sabem, podem continuar a mandar as vossas dúvidas para passei.me@gmail.com ou passei.me@hotmail.com (também temos um novo mail).
Dr'as Stress

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito do vosso site, está muito bem conseguido. Parabéns!!

(www.freefotolog.net/im_an_idiot)

Anunn disse...

Desde quando é doença uma pessoa se preocupar em comer alimentos naturais?! To chocada! E comer alimentos cheios de tóxicos já é considerado normal? Sendo assim sou doente de Ortorexia com muito orgulho! =]

E vejam até que pondo vai a minha doença:

Deixei de ingerir coktails quimicos, ou seja, a maioria dos sumos e refrigerantes. Se eu quiser beber água com açúcar, aspartame e outras substancias estranhas, posso fabricar eu própria tal mixórdia em casa sem precisar comprar já feito.

Não como carne, alem dos motivos éticos há também o facto de um pedaço de carne conter toxinas a mais pró meu gosto.

Não bebo leite. O leite de vaca é para crias das vacas, é anti-natural um humano beber leite de bovino, ainda por cima um humano adulto, quando todos os animais adultos não bebem leite.

Não consumo nada que tenha no rótulo a palavra “ligh”ou “magro”, normalmente todos esses produtos são de qualidade bastante inferior, tradução: pouco naturais, misturas duvidosas, que curiosamente fazem engordar e não emagrecer como é constantemente publicitado.

Quero frisar o facto de que eu faço toda esta discriminação alimentar porque não sou um caixote do lixo para me por a ingerir lixo. Não é de todo para ser magra ou ser mais bonita ou o que quiserem, porque magra eu sempre fui, sou do biótipo ectomorfo.

Sou vegetariana e tenho este tipo de alimentação porque escolhi tê-la, sinto-me bem com ela, nunca tive problema nenhum e sim preocupo-me com aquilo que como e acho extremamente absurdo os outros não se preocuparem com o que ingerem.

Não posso deixar de mostrar a minha indignação por associarem alimentação biológica e vegetarianismo com doença. Não deixa de ser curioso no entanto que indivíduos que praticam outro tipo de alimentações sofrerem de mais doenças que os que praticam uma alimentação macrobiótica/vegetariana/biológica.

Espero que tenham ficado com um bom exemplar de ortorexia, algo que eu nunca tinha sequer ouvido falar.

Boa continuação com o vosso blog.

Unknown disse...

Ortorexia, uma doença! ha ha ha

Acabo de me deparar com mais um 'plano' da indústria alimentícia: tornar a pessoa saudável complexada pela busca por maior qualidade de vida.

Annun, colocastes muito bem tuas reflexões, as quais compartilho!

Abraços de um brasileiro ortoréxico bem tranquilão =]