quinta-feira, 3 de julho de 2008

SCT (Síndrome de choque tóxico)


Olá gente,

hoje vou falar-vos de uma doença feminina que ainda é desconhecida para muitos, mas que é bastante perigosa - a SCT ou Síndrome de Choque Tóxico.

Esta doença é causada pela toxina de uma bactéria que se encontra normalmente nos seres humanos. Os tampões excessivamente absorventes e que permanecem colocados durante mais tempo do que o conveniente podem desencadear a doença.

Como já disse, não é uma doença muito comum, mas pode ocorrer se não foram observadas as normas de utilização dos tampões (bem explicadas no folheto que se encontra dentro da embalagem) e não se seguir uma higiene íntima adequada.


Os sintomas:


  • Febre alta (39ºC ou mais)

  • Náuseas

  • Vómitos

  • Diarreia

  • Dor de garganta

  • Dor de cabeça

  • Enjoos e desmaios

  • Dor muscular

  • Erupções cutâneas (nas mãos e nos pés semelhantes a queimaduras)


Se, durante a menstruação, notares algum dos sintomas que estão indicados em cima, deves retirar imediatamente o tampão e ir ao médico, o qual utilizará um tratamento baseado em antibióticos. Mas lembra-te de que, por precaução, não deves:



  • utilizar tampões muito absorventes;

  • não os coloques não estando menstruada;

  • substitui-los de 4 em 4 ou de 6 em 6 horas (de acordo com o fluxo menstrual);

  • esquecer-te de lavar sempre as mãos antes e depois da "operação".



Depois de lerem isto, minhas meninas, livrem-se de se esquecerem de todas estas coisinhas importantes...


A SCT não é uma doença comum, mas MATA!




Dr'a Cor-de-rosa





5 comentários:

Uma Qualquer disse...

Comigo não acontece pq eu não uso nada disso!
: D

Xau
: x

Anónimo disse...

Se, durante a menstruação, notares algum dos sintomas que estão indicados em cima, deves retirar imediatamente o tampão e ir ao médico, o qual utilizará um tratamento baseado em antibióticos. Mas lembra-te de que, por precaução, não deves:





utilizar tampões muito absorventes;

não os coloques não estando menstruada;

substitui-los de 4 em 4 ou de 6 em 6 horas (de acordo com o fluxo menstrual);

esquecer-te de lavar sempre as mãos antes e depois da "operação".




Acho que este excerto não faz sentido.

Leonor disse...

Eu tenho SCT
Acreditem q quando colocam um tampão parece q vamos morrer!

Patrícia disse...

Eu vou hoje às urgências porque tenho dois dos sintomas :c
Se não por despropositado, podes dizer porquê que parece que vais morrer quando colocas um? Não consigo esperar pela consulta e tenho medo :/
E o tratamento como é?

Anónimo disse...

eu tenho alguns desses sintomas mas não uso tampão.
isso pode acontecer comigo também ou é só se usar tampão?